Não pode votar no dia 6 de outubro? Peça o voto antecipado a partir de domingo

Se estiver fora da sua área de residência no dia 6 de outubro peça o voto antecipado entre os dias 22 e 26 de setembro.

20 de setembro de 2019

Os eleitores recenseados em território nacional que no dia das Eleições Legislativas se encontrem em mobilidade, ou seja, fora da área de residência, podem efetuar um requerimento para o voto antecipado entre os dias 22 e 26 de setembro.

Para tal, devem manifestar essa intenção na plataforma – www.votoantecipado.mai.gov.pt – ou por via postal à administração eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa.

No caso de ser usado o portal, o preenchimento é eletrónico. Se o pedido seguir por carta, o website da Comissão Nacional de Eleições tem um folheto explicativo em que disponibiliza uma minuta.

Os cidadãos em mobilidade que pedirem o voto antecipado podem fazê-lo nas mesas de voto destinadas ao efeito. Haverá uma mesa de voto em cada sede de distrito e em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

A data para exercer o voto antecipado é domingo, 29 de setembro, uma semana antes das Eleições Legislativas de 6 de outubro.

Este mecanismo foi utilizado pela primeira vez nas Eleições Europeias de 26 de maio.

Para mais informações sobre o voto antecipado, consulte o Portal do Eleitor.